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Negócios Digitais: 10 Passos para Sucesso Impressionante

Está começando um negócio digital do zero? Pesquisando pelos produtos digitais mais lucrativos? Tem total interesse em empreendedorismo e marketing digital? Quer ser um empreendedor digital e ter um negócio de sucesso?

Então, prepare-se!

 

Nesse vídeo, muito mais do que um passo a passo para montar seu negócio online, eu quero que você tenha em mente quais são as bases do sucesso.

 

Não adianta ter o melhor site, aprender tudo sobre desenvolvimento web, tráfego, copywritting se o seu MINDSET não estiver ancorado na base de qualquer negócio bem sucedido.

 

E o que apresento a você aqui são ensinamentos de base porque toda estrutura se torna muito mais forte e sólida quando construída numa base boa o suficiente para sustentá-la.

 

Quais são os 10 Passos que levam pequenos negócios ao sucesso explosivo na internet?

 

Nesse post, falo sobre uma das estratégias mais eficazes no mundo dos negócios, muito diferente do que você provavelmente está acostumado a ver quando se trata de marketing digital.

 

Se você é um profissional liberal ou possui algum negócio, confira agora mesmo qual é o passo a passo capaz de guiá-lo rumo à sonhada prosperidade.

 

Não é fácil, nem óbvio, mas é altamente eficaz.

 

Se você está preparado para vencer, veja como sair da estagnação de forma inteligente e sólida!

 

Você sente que o seu negócio está ESTAGNADO?

 

Está acompanhando várias casos de SUCESSO por causa da internet enquanto VOCÊ ainda não sabe o que fazer para também chegar no TOPO e ter a LIBERDADE que merece?

 

Bom, vou te falar o seguinte: a verdadeira estratégia está muito além do marketing digital.

 

O melhor marketing não funciona sem o elemento fundamental.

 

Quer saber qual é esse elemento? Acompanhe esse conteúdo que você conseguirá identificar.

 

Mas antes de conferir, não deixe de se inscrever no canal e seguir nas redes sociais para você receber mais dicas que poderão transformar o seu negócio (e a sua vida) através da internet.

 

Passo 1: Especialização

 

#Pergunta 1: Qual a sua especialidade?

 

Seja exclusivo.

 

Escolha um nicho bem específico. Quanto mais nichado, melhor.

 

Vamos para um exemplo!

 

Se você tivesse um filho de 9 anos, com síndrome de down, em quem confiaria a educação dele?

opção a:um bom professor
opçãob : um bom professor de crianças
opção c: um bom professor + de crianças + com síndrome de down.

 

O especialista é naturalmente sempre o mais valorizado.

 

Especialmente, com o crescimento da web, ficou muito mais fácil chegar a ultraespecialistas.

 

Digamos que no passado você precisasse de um tratamento de neurofeedback? Como chegar a essa informação?

 

Era muito mais difícil pois os canais de pesquisa eram muito generalistas.

 

Hoje em dia, basta jogar no Google e rapidamente você descobre que neurofeedback é uma terapia para melhorar o funcionamento cerebral não invasiva e, se tiver um médico próximo à sua localização, o Google Maps ainda indica o telefone e avaliações.

 

Ou seja, a possibilidade de pesquisas altamente nichadas abriu as portas para os nichos e subnichos.

 

Então, a pergunta que fica é: qual é a sua a sua especialidade? O seu nicho?

 

Passo 2: Escolha algo que realmente goste

 

#Pergunta 2: Qual é a sua paixão?

 

Tenha interesse sincero pela sua escolha. Lembre-se que é algo que dominará seu tempo e atenção.

 

Se você pesquisar um pouco sobre o que existe por trás das grandes apresentações do TED, ou seja, o motivo que as tornam tão virais está justamente na paixão dos seus oradores.

 

As pessoas se magnetizam pelo sentimento e a história por trás de cada ideia, produto ou serviço que é vendido.

 

Tenha em mente 3 coisas:

 

1) Se a sua estratégia não estiver embasada por valores e crenças verdadeiros, que representem sua paixão, você estará minando todo o potencial de sucesso.

 

2) Se você não se entusiasmar pelo seu projeto, será muito difícil ter a motivação para segui-lo até o final.

 

3) Se você não gostar da sua área, mesmo que te gere lucro, será difícil lidar com o desgaste.

 

Você pode pensar que quando um assunto é rentável, não importa se você gosta ou não, os lucros compensam..Olha, isso é uma verdadeira armadilha. É uma ponte para infelicidade porque $ por $ não resolve. O dinheiro deve ser um meio para se chegar a um fim, e não o contrário.

 

Portanto, reflita e responda a você mesmo: Qual é a sua verdadeira paixão?

Passo 3: Estude profundamente

 

Pergunta #3: Quais são os top 10 livros da sua especialidade que você já leu?

 

Quem já não ouviu que “conhecimento é poder”.

 

A chave para o sucesso está justamente na informação.

 

Mas não qualquer informação. você precisa analisar qual o valor da sua informação, como ela pode transformar a vida das pessoas.

 

Dentro do seu nicho, estude profundamente tudo o que existe a respeito para que seja a referência do seu mercado.

 

O seu valor está associado diretamente à sua exclusividade, ao fato de vc ser o único que sabe tanto a respeito de um determinado assunto.

 

Por sinal, esteja continuamente atualizando seus conhecimentos.

 

Vivemos a era da informação, é verdade.

 

Ocorre que, no meio de tanta informação, as pessoas nem sempre tem clareza sobre o que fazer com a informação..e assim surge a figura do especialista:

 

Alguém que já leu tudo a respeito e vai mostrar a você o que realmente precisa saber, como e de que forma.

 

Sabe por que? O maior ativo é o tempo! As pessoas compram o tempo que você levou estudando para saber determinado assunto e, desse modo, ganham o tempo delas para investir de outra forma.

 

E, claro, quando alguém paga por uma informação ou serviço, é natural que seja o melhor da área pois a qualidade será muito melhor.

 

Digamos que você receba uma herança e não saiba o que fazer com o capital. Então, surgem 2 profissionais:

 

a. um é economista que se diz preparado para dar dicas sobre finanças.
b. o outro é um coach financeiro especializado em dobrar patrimônios adquiridos por meio de herança, especializado em direito de sucessão e consultor de uma empresa de investimentos.

 

O segundo custa o dobro do primeiro. Agora, em quem você investiria?

 

Por isso, a lição que fica é: seja o melhor, o mais competente, a referência mais completa do seu mercado..aquilo que faz as pessoas pagarem mais por lidarem com especialistas gabaritados.

 

Nesses casos, as pessoas não vêem custo, mas sim investimento.

 

A pergunta que fica é: O que torna Você o MELHOR do seu mercado?

 

Passo 4: Identifique o seu Persona

 

#Pergunta 4: Quem é o seu cliente ideal?

 

Após se tornar referência no seu mercado, invista esforços em mapear e conhecer quem é o público que consome o seu produto ou serviço.

 

Para qualquer negócio ter sucesso, é fundamental construir uma audiência segmentada, capaz de gerar receita e fazer sua máquina girar.

 

Os clientes mais importantes são aqueles que valorizam o seu conhecimento, o seu produto/serviço.

 

Entenda muito bem esse público para que sua comunicação seja assertiva e possa transformá-los em seus melhores clientes.

 

No exemplo anterior, eu te apresentei 2 profissionais com a mesma solução:

 

Um era uma profissão generalistas: um economista .

 

O outro era um coach especializado na sua dor:consultor de investimentos para herdeiros.

 

Se você não fosse um herdeiro que acabou de receber um capital, a 2a opção talvez não fizesse sentido para você, não é mesmo?

 

Logo, o seu cliente ideal é aquele que você é capaz de atrair pela sua especialização.

 

Aonde eles estão? Como chegar até eles? Quais são as dores deles que te conectam ao seu trabalho?

 

Respondendo essas perguntas, você consegue adotar a comunicação capaz de engajar o seu cliente ideal com o seu negócio.

 

Portanto, quem é o seu cliente ideal?

 

Passo 5: O Pulo do Gato

 

#Pergunta 5: cuidado com o seu diferencial

 

Mesmo que você goste do seu nicho, é um curso natural chegar a um determinado ponto que seu dia será engolido por tarefas.

 

Tarefas, tarefas e mais tarefas…questões burocráticas, ligações, pagamentos, reuniões, emails e mais emails..

 

Você provavelmente já ouviu falar da Lei de Pareto, que diz que 80% dos efeitos vem de 20% das causas.

 

Ou seja, 20% das suas tarefas será responsável por 80% dos seus resultados.

 

Mantenha isso em vista para investir cada vez mais nas tarefas estratégicas e delegar tudo o que apenas ocupa o seu tempo.

 

Foque no que é imprescindível,
execute o que necessário
delegue o resto com sabedoria.

 

Pense: aonde está o seu diferencial e o que você pode delegar para focar nele?

Passo 6: Benchmarking

 

 

#Pergunta 6: O que seus concorrentes estão fazendo?

 

Estude o mercado. Quem são os líderes do seu segmento e como vc poderá superá-los?

 

O que você poderá aprender com eles?

 

Quem são os seus concorrentes diretos e indiretos?

 

Benchmarking é o ato de identificar empresas que são as melhores em seu segmento e adotar as boas práticas que as levaram a conquistar o mercado.

 

-Compare os líderes,
– observe como se posicionam,
– aprenda e
– coloque em prática.

 

Valide suas ideias pois é a experiência que levará você ao próximo nível.

 

Pense rápido: consegue identificar seus principais concorrentes e o que estão fazendo?

Se você não não souber responder a isso, talvez seja a hora de pesquisar e monitorar..

Passo 7: Seja Proativo

 

# Pergunta 7:  Qual o perigo da zona de conforto?

Fuja da zona de conforto!

 

Os grandes players estão sempre se atualizando e é por isso que dificilmente perdem sua posição.

 

Quando vc está antenado, é muito mais provável que se antecipe ao mercado e agregue valor na frente.

 

Quanto mais valor agregar, como o próprio nome diz, mais valioso será o seu negócio e, claro, melhores os lucros!

 

Seja proativo e foque naquilo que vc adiciona muito mais valor do que qualquer outra atividade.

 

Se você é um professor de inglês, por exemplo, e continua dando as mesmas aulas, com os mesmo alunos e acha que está tudo bem..cuidado. Hoje em dia, por exemplo, estudantes aprendem conteúdos apenas com um smartphone..existem apps, aulas online e podem até falar com nativos pelo skype. Qual valor você pode agregar para fazer frente a essas novas possibilidades?

 

Reflita agora: O que você está fazendo para sair da sua zona de conforto?

Passo 8: Contrate especialistas

 

 

Pergunta 8 # De quais especialistas vc precisa?

 

Ninguém faz tudo sozinho.

 

A contribuição de pessoas poderá alavancar os seus objetivos.

 

O princípio de que é melhor saber muito sobre um assunto do que saber pouco de tudo nos leva ao seguinte ponto:

 

Você terá muitas tarefas e não poderá ser o melhor em tudo.

 

A força está nos grupos. Tenha grupos estratégicos que fortaleçam e possibilitem o crescimento do seu projeto.

 

Contrate especialistas para tarefas coadjuvantes e alavanque!

Digamos que você seja ótimo como chef de cozinha mas não tenha familiaridade com fotos. Por que não contratar um fotógrafo para providenciar imagens profissionais, aliadas a cenários para entregar uma qualidade visual diferenciada para o seu site e as suas redes sociais?

 

E então? Que especialistas podem alavancar o seu projeto?

Passo 9: Seja estratégico

 

 

Pergunta #9: o que não se delega?

 

Uma vez identificado o seu maior diferencial competitivo, delegue tudo menos isso.

 

O seu diferencial é o motivo do seu sucesso. Seja estratégico concentrando-se nisso.

 

Se você delegar o que te difere no mercado, estará se distanciando do que mantem a sobrevivência do seu negócio.

 

Digamos que seu principal diferencial é a produção de artigos jornalísticos. Normalmente isso é um serviço que carrega muita personalidade. Se as pessoas se conectam com o seu conteúdo, delegar isso pode justamente minar o seu diferencial.

 

Um caso curioso..Eu tenho uma amiga que não curte futebol, mas sempre que o Tadeu Shimidt narrava flashes das partidas, ela acompanhava…se qualquer outro jornalista narrava, ela já não ligava tanto…a personalidade dele é que atraía pessoas como ela..provavelmente, se delegarem para outro, perderão a audiência dela, percebem?

 

Existe um motivo para certas pessoas consumirem certo tipo de produto ou serviço..e é esse motivo que deve permanecer sempre vivo no seu projeto, no seu negócio.

 

E então: o que você não pode delegar?

Passo 10: Impulsione com investimento

 

 

#Pergunta 10: Como  está reinvestindo os lucros?

 

O investimento é o principal impulsionador de qualquer negócio.

 

Reserve sempre um percentual expressivo dos seus lucros no crescimento do negócio.

 

Nunca páre de reinvestir. Considere que o mercado é muito dinâmico e você pode ficar para trás na mesma velocidade…

 

Por isso, aplique aqui também a lei de pareto. Quais são os 20% dos seus esforços que resultam em 80% dos responsáveis pelo crescimento do seu negócio?

 

Injete capital para alavancar resultados.

 

Um exemplo prático:

 

Hoje em dia , muita gente tem Instagram e quer aumentar seguidores, certo?
Pode postar conteúdo direto + usar o stories ativamente + seguir pessoas + comentar posts que possam interagir com vc e, assim, obter um resultado X.
Agora, você também pode injetar dinheiro e ter o dobro de resultado na metade do tempo.

 

Então eu te pergunto: como você está reinvestindo os lucros para alavancar seus resultados?

E o elemento fundamental?

No início desse post eu falei que o melhor marketing não funciona sem o elemento fundamental. Depois de acompanhar esses 10 passos, conseguiu descobrir qual é ele?

 

Recapitulando: mostrei aqui a você uma das principais estratégias de mercado em 10 passos..e também podemos simplificar e resumir em 5 principais processos:

 

Seja especialista > otimize seu tempo > entregue valor > terceirize > invista.

 

O melhor marketing só funciona se você tiver um elemento: um negócio bom o suficiente.

 

Nesses passos, eu quis ajudar você a ter clareza sobre qual é ele e como você pode alavancá-lo.

 

Um negócio bom com o marketing certo, usando a internet com estratégia, pode levar você ao sucesso que merece.

 

O melhor marketing não funciona se o produto  ou serviço em questão não corresponder. Por isso, invista SIM, e bastante, no marketing. Sem marketing, nenhum negócio sobrevive.

 

Agora sem o produto/serviço bom o bastante, o marketing tampouco será suficiente para mantê-lo vivo. Por isso, invista continuamente ainda mais na qualidade do que você está entregando.

 

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Diogo Albrecht

Diogo Albrecht

“Com 15 anos de idade, criei um site de busca até que chegou o Google e engoliu o que seria a minha primeira empresa…mas está tudo bem..agradeço o Google por isso!

Essa experiência mudou minha visão sobre o digital, permitiu que eu compreendesse a lógica por trás do algoritmo e me conduziu a um novo universo de possibilidades..

A internet está aqui para orientar novos caminhos e permitir que todos tenham possibilidade de se reerguer e prosperar.

Minha missão é ajudar você a construir também uma nova ponte que permita alcançar o sucesso que deseja e merece através da internet.”

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Sobre

Empreendedor digital desde 2004, Diogo Albrecht é fundador de um provedor de hospedagem, co-fundador de uma agência de marketing digital, consultor e palestrante.

“Minha missão é levar toda minha experiência e aprendizados a quem deseja prosperar no universo digital. Afinal, o conhecimento é a ponte mais forte para o sucesso.”

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