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5 motivos para usar marketing de conteúdo no seu negócio

Você já utiliza o marketing de conteúdo para fazer o seu negócio crescer? Ou ainda não tem muita certeza como isso pode afetar suas vendas? Ou vc já utiliza mas não está muito satisfeito com os resultados?

Não adianta simplesmente copiar o que outras marcas estão fazendo se você não sabe como isso realmente funciona. Você precisa entender a estratégia para executá-la de acordo com seus objetivos.

Confira esse post para saber 6 formas de obter resultados com marketing de conteúdo.

#1 – Gerar leads

De forma bem simples e resumida, lead é o email de quem tem interesse no seu produto ou serviço.

Eu acredito que você consegue rapidamente verificar através Google Analytics quantas visitas o seu site teve hj, certo? Agora, qual o email de cada um deles?

Exemplo prático de como o marketing de conteúdo pode gerar leads:

Um blog de qualidade que desperte o interesse do visitante a ponto dele querer ser notificado sobre as próximas novidades é um dos meios de obter o email. Você pode usar um box de newsletter para capturar esse email. Muitas vezes, isso não é suficiente. Então, é oferecida uma isca digital. Por exemplo: um ebook. Algo de valor e gratuito que faça o visitante deixar seu email em troca do material. Essa é uma das estratégias para geração de leads.

#2 – Educar

Nem sempre o seu público sabe que precisa do seu serviço. Uma das formas de impactá-lo é através da solução de problemas.

Quais são os problemas para os quais a sua audiência pesquisa soluções?

Exemplo prático: um site que vende planilhas empresariais pode ter um blog com dicas de empreendedorismo e gestão. É o que faz por exemplo a luz.vc Um portal de artigos publicados pela comunidade e moderados pela Luz Planilhas.

# 3 – Aumentar retenção

Não precisa ser um expert em marketing e vendas para saber que atrair clientes é mais caro que reter.O marketing de conteúdo também pode ser usado nesse sentido.

Depois que o seu cliente já adquiriu seu produto ou serviço, quais outros serviços são importantes de forma complementar? A sua audiência precisa desenvolver a mentalidade de que qualquer resultado precisa de investimento contínuo.

Você não precisa empurrar os serviços, mas mostrar que novos problemas precisam de novas soluções.

Exemplo prático: Digamos que possui um ecommerce no ramo pet. Quais são os cuidados que os animais precisam no inverno? E no verão? Como combater o stress animal? Como melhorar o conforto? Quais as melhores clínicas veterinárias na região que ele reside? São tópicos que podem ser continuamente abordados visando a retenção.

# 4 – Autoridade

O objetivo de conquistar autoridade é praticamente uma consequência natural do marketing de conteúdo.

Quando você se posiciona como um especialista, promovendo diversos conteúdos sobre um determinado assunto, isso transmite autoridade.

Exemplo prático: se você é um profissional liberal, como um médico ou psicólogo, e começar a produzir conteúdos sobre a sua área de atuação, poderá demonstrar sua autoridade. Produzir artigos, vídeos, contar com uma assessoria de imprensa..são métodos de comprovar sua credibilidade, aumentar sua audiência e gerar mais contatos.

# 5 – Diminuir custos de aquisição

Quanto tempo seus colaboradores levam para explicar uma venda ou prestar um suporte?
O tempo de colaboradores é extremamente caro para uma empresa.

Quando se utiliza o marketing de conteúdo para fornecer leads mais educados a um time de vendas, você naturalmente reduz o custo de aquisição.

Outro ponto também é quando você fornece materiais e tutoriais educativos ao seu cliente no pós-venda.

Exemplo prático: Se o seu cliente consegue esclarecer dúvidas através de um vídeo tutorial, uma base de conhecimento ou wiki, sua empresa precisará de menos tempo do suporte para resolver o mesmo problema. Ainda, se a sua empresa produzir um ebook explicando como funciona um determinado serviço e o seu lead acessa esse conteúdo antes de entrar em contato com seu vendedor, o tempo comercial poderá ser muito mais otimizado pois o cliente já estará educado.

E então? Como vc pretende usar o marketing de conteúdo no seu negócio?

Por sinal, se você não tem tempo para cuidar disso, a Agência do Site atua no segmento de identidade visual, criação de sites e marketing digital desde 2006. Entre em contato com nosso time para solicitar orçamento.

Criado em Fevereiro de 2019. Atualizado em Maio de 2019.

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Diogo Albrecht

Diogo Albrecht

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