Lançamento com WhatsApp – Confira as 5 Melhores Dicas

Índice

Lançamento com Whatsapp

Se você está no mercado de lançamentos e coproduções digitais, sabe que está cada vez mais difícil fazer as suas mensagens chegarem até as pessoas.

Imagine: você investe em anúncios, produz conteúdo, atrai pessoas e constrói sua audiência! 

Então, na hora de avisar por exemplo que o seu evento online já começou – seja uma live ou aula gravada – o seu público não recebe a mensagem! 

É como nadar e morrer na praia, não é mesmo?

Por isso, um recurso que ajuda muito a driblar esse desafio é o uso do WhatsApp, um dos canais mais eficientes de contato.

Contudo, apesar de ser eficiente, existem alguns cuidados importantes a serem tomados.

É por isso que nesse post, você confere 5 DICAS para melhorar seus resultados com WhatsApp e, principalmente, vou revelar uma sacada que me ajudou demais a diminuir a evasão dos grupos. 

DICA 1: Permaneça Omnichannel

Lançamento com Whatsapp

A 1a dica é jamais ignorar os demais canais como e-mail e Telegram.

WhatsApp é, sem dúvida, uma ótima ferramenta para garantir a entrega da mensagem.

Porém, quem usa grupos de WhatsApp para notificar o público sabe que a evasão de pessoas pode ser grande. Existe muita rotatividade, um “entra e sai” de leads muito grande.

Então, eu recomendo demais que se invista na organização de grupos, mas principalmente, recomendo que não deposite seus ovos apenas no WhatsApp…jamais!

Em escala, uso sim WhatsApp como um dos seus canais de notificações.

De um modo geral, pela minha experiência, não é uma andorinha que faz verão.

É o conjunto de canais que torna a entrega da mensagem poderosa.

Notificar por e-mail, SMS, Telegram, WhatsApp, Stories, Lembretes do YouTube.. rede de display do Google enfim…..é no somatório que se faz barulho e aumenta a entrega!

Agora, não há como negar…compare você mesmo seus dados.

Quando você envia um e-mail para uma lista de e-mail, caso tenha ótima abertura, talvez 20% da lista visualize a sua mensagem.

Quando você manda uma mensagem no Telegram, um pequeno percentual provavelmente visualizará a mensagem naquele momento.

Quando você envia sms/push, também será uma pequena parcela que abrirá a mensagem a tempo.

Agora se você manda um WhatsApp num grupo de 250 pessoas, é possível que 200 vejam a tempo de comparecer na sua live.

O whatsapp tem essa característica: o público visualiza de imediato.

Por isso, ele é tão poderoso. Porém também é volátil. E, por isso, minha dica é usar com inteligência e sempre ter um plano de contingência, o que nos leva à 2a dica.

DICA 2 : Cuidado com Block

Lançamento com whatsapp - dica 2

Ao criar grupos de whatsapp para lançamentos de infoproduto, é muito importante ter em mente que o whatsapp é um canal de troca de mensagens e não um sistema de de notificações.

Então, quando utilizamos para gerar push, ou seja, notificar as pessoas, estamos “forçando” uma utilidade para a ferramenta que foge um pouco do seu propósito original.

Por isso, para evitar bloqueios ou perda de grupos, é muito importante ter pelo menos 4 ou 5 administradores da sua confiança porque se um chip for bloqueado e você correr o risco de perder o grupo, olha dor de cabeça!

E se o novo administrador não tiver boa índole?

Ele terá em mãos um grupo lotado de leads atraídos pela promessa do especialista. É a sua imagem ou do seu especialista nas mãos de um usuário aleatório.

Para minimizar ao máximo esse risco, o que faço?

E todas essas medidas garantem que dará tudo certo?

Não! Não existe regra, tudo isso é um movimento para evitar block pelo WhatsApp. 

Daí a importância de ter uma boa contingência.

Como o resultado utilizando grupos de WhatsApp em lançamentos tem sido muito positivo, continuamos investindo esforços no preenchimento desses grupos. 

E falando em preenchimento, isso nos leva à dica 3.

DICA 3: Automatizar a Preenchimento dos Grupos

Lançamento com whatsapp dica 3

É claro que aqui depende do tamanho da sua lista do seu lançamento, mas quando consideramos um volume expressivo de leads e de grupos, pode ser bastante desafiador popular esses grupos manualmente.

Para não ficar dúvida, quando digo “popular” me refiro à levar os usuários para os grupos criados.

E já existem algumas boas ferramentas que ajudam nisso.

A dica da ferramenta que eu indico e recomendo é meugrupo.vip para encher os grupos do seu lançamento.

E falando nela, tem uma sacada que tenho testado e têm dado muito certo para evitar evasão de grupos.

DICA 4: Diminuindo Evasão de Grupos

Lançamento com whatsapp dica 4

Num lançamento, bem sabemos que faz parte do jogo encher grupos e depois vê-los se esvaziando gradualmente.

É realmente uma peneira: você atrai um grupo grande, parte se mantém no grupo até o 1o dia do seu evento online e depois, a cada notificação, a cada mensagem disparada, é natural as pessoas começarem a abandonar os grupos.

É claro que se for um número muito expressivo de evasão, TALVEZ as leads não estejam tão qualificadas…ou TALVEZ não estejam alinhados à promessa do seu evento… ou até mesmo TALVEZ não seja nada disso. Você precisa olhar para os seus dados para descobrir.

Repito: não existe uma regra geral. Tudo é teste.

Dito isso, trago um exemplo do último lançamento que participei (até a data de publicação desse conteúdo), em que tivemos um evento online com mais de 70 grupos; reparei que alguns grupos tinham uma evasão muito superior a outros. Notei um padrão…você já ouviu falar do efeito manada?

Quando uma pessoa sai, vários outros se comportam como “sardinhas” e seguem o cardume, saindo também.

Por outro lado, quando está sempre entrando gente nova nos grupos, o índice de evasão se mostrou muito inferior.

Então, o que fiz?

Na ferramenta do meugrupovip atualizei os redirecionamentos, para sempre encher grupos que estivesse se esvaziando. Assim, observei que isso conteve consideravelmente a evasão dos grupos.

E claro… isso só foi possível pois continuamos comprando leads, mesmo durante o lançamento.

Além disso, teve um outro teste que ajudou demais na retenção dos grupos. Isso nos leva à dica 5

DICA 5 : Um TESTE que "Deu Bom"

Lançamento com whatsapp dica 5

Antes de falar sobre esse teste, lembre-se: o que dá certo para uns não vai dar necessariamente certo para outros.

Marketing não é uma ciência exata, apesar de haver muita análise de dados envolvida. 

O ponto é que cada mercado, cada especialista, cada público, cada evento, cada conteúdo tem as suas características, suas variantes.. cada lançamento performa de acordo com o seu ecossistema.

Por isso, o melhor teste que você pode fazer é olhar para o seu cenário, e se ousar algo diferente num grupo de teste e gostar do resultado, você pode replicar para os demais grupos e mensurar no final.

Num dos últimos lançamentos, alteramos a nutrição dos grupos de última hora e tivemos uma performance extremamente positiva no evento ao vivo.

Já sabíamos que a cada mensagem que enviávamos nos grupos WhatsApp, o volume de perda de leads dos grupos aumentava.

Só que esse lançamento estava acontecendo ao vivo e era fundamental levar o máximo de pessoas. 

Então, além de enviar uma mensagem para avisar que a live estava acontecendo, durante as lives, enviamos 2 ou 3 fotos dos bastidores em intervalos de 20 a 30 minutos.

Buscamos “pontos altos” do evento e enviamos a foto  junto com mensagens explorando gatilhos mentais. 

Dessa forma, observamos um aumento de mais de 20% na audiência.

É uma faca de 2 gumes: se avisa muito, as pessoas saem. Se não insistir, você tem uma audiência menor ao vivo.

Então, a dica é escolher com inteligência os melhores momentos para criar pontos de contato e aquecer a audiência, sem estressar o público. 

Quer Resultados Melhores?

lançamento com whatsapp - dica 6

O que eu gosto de fazer? 

Avaliar os melhores horários da audiência, o dia da semana que estão mais ativos, o tipo de mensagem com melhor tração, gosto de cruzar os dados com horários de aberturas de e-mail, títulos de e mail com melhor abertura, criativos de anúncio que melhor performance e, assim, replicar essa inteligência de dados na nutrição dos grupos de WhatsApp para tornar esses grupos o mais relevante possível durante o evento de lançamento.

Todos nós queremos atalhos, hacks e métodos que levem ao resultado bem sucedido mas o que tem funcionado melhor na minha experiência não é “a sacada matadora”, mas sim a inteligência de dados que conquistamos no conjunto de ações, experiências e testes.

Você também pode conversar com seu estrategista digital ou consultar, caso não tenha essa figura na sua equipe, para avaliar que outros testes podem ser feitos para aprimorar o seu funil de vendas.

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