Google Meu Negócio

Pare e pense. Aonde as pessoas pesquisam na web quando precisam de uma informação?

Conseguiu pensar em algo que não fosse Google?

Bom, eu acredito que não.

Ah, você pode falar do YouTube, que é sem dúvida o maior buscador quando se trata de vídeos. Mas vamos considerar pesquisa textual aqui, ok?

Não há como pensar em divulgação ou posicionamento na web sem considerar o Google como o maior canalizador de pesquisas no mundo.

E, conforme o tempo passa, o Google passa por aperfeiçoamentos e atualizações.

Isso é incrível porque, da mesma forma que entrega resultados cada vez melhores para os usuários, oferece também ao mesmo tempo ótimas soluções para quem está do outro lado da mesa, ou seja, as empresas e profissionais que não estão pesquisando, mas sim desejam ser pesquisados e encontrados pelo público de interesse.

De que forma sua marca está se beneficiando de todo potencial do Google?

A propósito, você sabe o que é o Google Meu Negócio?

Quem tem um site já deve saber. Quem pretende ter, não pode ignorar isso.

Ter um site é apenas o 1o passo. É fundamental que o site esteja nos mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing, etc)

E, depois que se está nos resultados, inicia a corrida pela melhoria de posicionamento, que é o ponto mais difícil pois seu site será 1 entre mais de milhões de resultados.

O que você talvez não tenha levado em conta é que se aliar aos “canais” do Google contam muito mais pontos do que imagina na busca por um melhor rankeamento.

Isso sem falar nos resultados surpreendentes que podem ser obtidos além da vantagem no posicionamento.

O Google Meu Negócio é uma solução muito interessante. Confira o post para saber de que forma é possível se beneficiar dele.

google-meu-negocio-02


Afinal, o que é o Google Meu Negócio?

Além de ter o seu site cadastrado no Google, a sua marca pode ser encontrada no Google Maps.

Google Meu Negócio, ou Google Business, diz respeito aos Mapas Locais.

Quando um usuário efetua uma busca, os resultados que aparecem nos mapas são os estabelecimentos comerciais mais próximos da localização geográfica do usuário.

Além dos Mapas Locais, existem 2 outras formas de aparecer no Google.

Rede de Pesquisa Google

Se você não estiver cadastrado no Google, simplesmente estará de fora da maior arena de pesquisas do mundo.

Agora imagine ser exibido com destaque e dados altamente relevantes quando um usuário buscar pelo seu estabelecimento no Google?

google-meu-negocio-03


Google Plus

Era uma rede social do própria Google, onde se esperava uma grande vantagem pois melhoraria a sua indexação nos resultados de busca.google-plus-logo


Por exemplo, se você tivesse um artigo tão relevante quanto o de um concorrente, mas o seu estivesse integrado com o Google Plus e o dele não, seu artigo poderá ter preferência.

O compartilhamento através do G+ era uma ótima forma de fortalecer a divulgação junto ao Google, porém a rede social foi descontinuada.

A falta de diferenciação face a outras redes sociais e a interface menos prática/intuitiva já sinalizava a falta de predileção pelos usuários.

O problema de erro de API levou a quebra de dados, expondo mais de 500 mil usuários  e culminou no encerramento do serviço em agosto de 2018.

Google Maps

Quem nunca usou o mapa do Google para traçar um caminho, estimar o tempo de uma rota ou simplesmente achar a pizzaria mais próxima?

E isso falo por experiência própria e recente. Numa das últimas viagens que realizei, estava faminto no final de um evento e busquei junto com outros 3 amigos a pizzaria mais próxima. Ninguém do hotel e do centro de convenções soube indicar o rodízio mais próximo, nem mesmo o taxista! Então, buscamos no Google Maps e ainda obtivemos a rota mais curta.

Agora avalie o lucro para aquela pizzaria naquela noite sem gastar 1 centavo nesta divulgação?

Isso sem falar na possibilidade de ver avaliações e praticidade de traçar a rota, seja a pé, de bike, carro ou ônibus.

google-meu-negocio-04


Waze

Como se já não fosse interessante o suficiente, o Google Maps está associado ao Waze, que é o maior app de tráfego em uso.

Cada motorista que navegar pelo Waze e procurar diretamente pelo seu estabelecimento, poderá visualizar a rota para chegar até ele com todas as informações relevantes sobre o trânsito.

google-meu-negocio-05


E por onde eu começo?

Para utilizar o Google Meu Negócio, você pode efetuar o cadastro e configurações. O passo a passo, você confere no vídeo que publicamos logo no início desse post.

Post criado em Julho de 2016. Atualizado em Abril de 2019.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *