Dicas de Hospedagem – E-mail bloqueado

Tempo de leitura: 2 minutos

DICA #1 de Hospedagem: E-MAIL BLOQUEADO


 

Perdendo negócios por problemas de email?

 
Já passou por essa situação?

Você já enviou um e-mail a um cliente ou parceiro e a mensagem retornou com erro, mesmo o destinatário afirmando que está recebendo emails normalmente? Ou, pior, você enviou uma mensagem, o destinatário não recebeu, e você sequer recebeu a mensagem de erro?

Quando isso acontece, provavelmente o IP do seu provedor de hospedagem está listado em uma blacklist.

O risco da hospedagem compartilhada

dica-hospedagem-01-email-bloqueado-02

Quando você assina um plano de hospedagem tradicional (geralmente, planos entre R$ 10,00 a R$ 100,00 por mês), trata-se normalmente de um plano de hospedagem compartilhada.

Ou seja, em um servidor são armazenados dezenas ou centenas de domínios, cada um deles com diversas contas de email em uso.

Se uma única conta de email que seja, dentre elas, fizer spam, todo aquele servidor poderá ser listado em dezenas de blacklists.

O que são blacklists?

dica-hospedagem-01-email-bloqueado-01

Blacklists são listas de emails, domínios e IPs entendidos como não confiáveis, responsáveis por prática de spam, envio de vírus e arquivos maliciosos através do e-mail.
Esse bloqueio visa melhorar a qualidade do tráfego de emails na web.

Essas listas são utilizadas, portanto, pelos grandes provedores e, se o seu domínio aparecer em uma delas, o seu serviço de email ficará comprometido vez que seu público poderá não receber seus emails, e você nem ser alertado sobre isso.

Como saber se entrei na blacklist?

Para você identificar se o IP do seu servidor está listado em uma blacklist, use o site www.mxtoolbox.com .

No campo blacklist, digite o endereço do seu domínio. Se o resultado informar que o seu domínio está listado, entre em contato imediatamente com o seu suporte de hospedagem para que seja solicitada a remoção nas respectivas blacklists em que o ip estiver relacionado.

Qual o melhor meio de evitar esse problema?

dica-hospedagem-01-email-bloqueado-03

Contrate um IP dedicado!

Ele custa entre 50 a 150 reais por ano, e resolverá o seu problema pois, apesar de estar listado na mesma hospedagem em que outros usuários, o seu site terá um IP exclusivo.

Se o IP compartilhado for listado em alguma blacklist, isso não afetará as suas contas de e-mail.

 

Ajudou?

Se essas informações e dicas ajudaram, não deixe de assinar minha lista de email para ficar por dentro de todas as informações que eu compartilho com os meus seguidores 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *