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Trabalhar através da internet é uma realidade cada vez mais presente. Afinal, as oportunidades se multiplicam e um dos maiores desafios certamente é o começo.

 

Isso porque não podemos “rotular” uma formação necessária para ter sucesso online.

 

Não é à toa que muitos “autodidatas” obtém ótimos resultados. Muita dedicação e as informações certeiras podem ser os verdadeiros ingredientes para atingir o sucesso pretendido.

 

E não me refiro apenas a negócios ou serviços mais tradicionais. Algo aparentemente simples como “blogar” pode gerar resultados incríveis quando combinado com as estratégias certas.

 

E é desse caso em especial que vou tratar aqui.

 

Consultoria para um Blog

Uma das minhas consultorias mais recentes foi para uma jornalista que estava fora do mercado de trabalho.

 

A ideia

Apesar disso, apaixonada pelo seu ofício, buscava uma ocupação e, decidindo viajar para Visconde de Mauá, percebeu uma carência de informações mais ricas na web.

 

Até mesmo grandes portais de turismo, reservas de hospedagem e afins pareciam menos preocupados com regiões mais intimistas como a região de Visconde de Mauá.

 

Foi então que a ideia começou a tomar forma.

 

O começo

A Júlia, uma das principais administradoras atuais do portal, contratou a criação da identidade visual e a criação do site na agência da qual sou fundador.

Ao longo do projeto, encontrou dificuldade em alinhar suas expectativas pois possuía diversas referências e ideias para o seu site.

Porém, como naturalmente estava entrando em um mercado novo e não possuía familiaridade com a web, solicitou um serviço de consultoria para avaliar como poderia implementar seus objetivos na prática.

 

Expectativa x Realidade

O projeto não caminhava em um cenário favorável.

Após algumas tentativas,  o feedback sobre a criação do blog entrava em conflito pois Júlia teimava que as artes não correspondiam aos seus interesses.

Pedimos que ela apontasse referências online do que considerava uma boa opção para o seu caso como uma forma de traduzir de uma forma prática como esperava receber a webpage.

Analisamos as referências e mostramos que algumas das suas referências de “ótimos projetos” eram, na verdade, modelos muito rasos. Alguns dos sites sequer eram responsivos.

Pior.

Alguns eram até mesmo “tóxicos”. Estávamos caminhando para o precipício, investindo esforços que levariam a lugar nenhum!

Se seguíssemos as solicitações da Júlia, ela poderia ficar até inicialmente satisfeita, mas em algum momento, todo o trabalho seria desconsiderado para que um novo projeto entrasse em campo.

Bingo

Comecei avaliando o que ela faria de fato, quais eram as funções mais objetivas e imediatas das quais precisava.

 

Eliminamos o excesso de solicitações e focamos no principal objetivo, que era redigir para a web.

 

Projetamos o site para monetizar conforme haveria mais chances de conversão e entregamos um painel administrativo o mais “limpo” possível para que ela se concentrasse no seu principal interesse: redigir.

 

Selecionamos os materiais e conteúdos, arquitetando as informações da forma mais intuitiva possível e, principalmente, estruturando a linkagem interna para que transmitisse não apenas relevância aos algoritmos de busca, como também fortalecessem as postagens entre si.

 

Amadurecimento do Projeto

Com o amadurecimento do site e nutrição de conteúdo, foram implementadas paulatinamente novas funções que melhorassem a experiência de navegação.

Otimizamos toda a parte estrutural do site, considerando as técnicas de SEO On Page.

 

Entenda a diferença entre SEO On Page versus Off Page abaixo:


Posteriormente, cuidamos da segurança do site e indicamos a realização de backups regulares.

 

Avançamos para a integração com mídias sociais, implementando ações de Instagram Marketing e Facebook Marketing.

 

Agora, na manutenção do portal, orientamos na construção de link building e SEO Off Page para melhorar gradualmente o posicionamento do site.

 

Oportunidades para o Marketing de Conteúdo

A Júlia, como redatora, toca continuamente ações de marketing de conteúdo indiretamente.

 

Apesar da nutrição do portal ser originada por uma vocação própria, o que acontece na prática é uma promoção espontânea da região, gerando mais oportunidades para o comércio local e, assim, criando um espaço para anunciantes em seu site.

 

O tráfego do site aumentou e continua aumentando exponencialmente. Os primeiros resultados são observados com 6 meses de trabalho, mas as projeções são mais do que otimistas.

 

Você também possui um site turístico e deseja alavancá-lo na web? Como tem sido a experiência?