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Por que sua marca precisa estar no INSTAGRAM?

2 cliques. Pronto! A foto que apareceu no seu Instagram conquistou mais 1 visitante. Nunca foi tão fácil observar o engajamento do seu público.

Qual a real importância disso? Qual o valor de ter seguidores, como consegui-los, o que apresentar a eles no insta da sua marca ou como usar os dados obtidos através dessa rede social?

Cada vez mais surgem novas redes, mas algumas figuram no topo dos trabalhos de SMM (Social Media Marketing).

Junto com Facebook e Twitter, o Instagram vem se convertendo em um verdadeiro trunfo do marketing digital. Acompanhe esse post até o final para saber do que o Instagram é capaz.

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POR ONDE COMEÇAR?

Se você é um usuário de Instagram, certamente já está familiarizado com aplicativos de edição de imagens, uso de hashtags e reposts. Se você ainda não sabe o que é isso, não se preocupe. Indicamos materiais resumidos que farão de um você um conhecedor estratégico, de modo que poderá traçar um plano para rentabilizar através do Instagram.

Adquirir uma conta no Instagram é extremamente fácil. Após baixar o app no celular, você consegue configurar sua conta em poucos minutos, localizar seus contatos e conseguir muito mais deles.

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A dinâmica do Instagram é pautada no imediatismo. 2 cliques para 1 curtida, 1 clique para seguir outro insta, 1 clique para deixar de seguir, o simples arrastar da tela para visualizar as últimas publicações em segundos.

Tudo muito rápido. Somado a isso, o Instagram propõe o engajamento através de imagens e vídeos curtos, o que torna a interação igualmente rápida. Isso sem falar que se trata de uma rede para uso essencialmente mobile, o que por si só torna a mídia mais do que dinâmica.

O QUE PUBLICAR NO INSTAGRAM?

Como estamos falando de conteúdo visual por meio de imagens e videos curtos (15seg), é possível pensar em 2 caminhos:

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1 – Um conteúdo altamente preciso e objetivo que termine em si.

O que isso quer dizer? Uma imagem que só precise ser vista para a mensagem ser transmitida. Exemplo: uma frase motivacional em cima de uma foto inspiradora

2 – Uma chamada para ação.

Ou seja, uma mensagem que convide para um novo acesso. Exemplo: uma mensagem redirecionando para uma postagem, ou um outro link.

Esse 2o caminho pode ser pensado especialmente quando se deseja formar uma lista de e-mail.

A lista é o funil de relacionamento. É aonde estão todos os endereços de e-mail dos seus fortes contatos comerciais. Esse é um dos principais ativos da sua marca e, para ter valor, deve ser obtido de forma responsável e profissional.

Veja esse gráfico para entender a estratégia por trás de um post focado em cta (call to action, que significa chamada para ação).

Instagram e funil de vendas

Como funciona essa estratégia?

1. Pense em um dos objetivos do seu público e resuma em uma frase.

Exemplo: Quer perder peso?

2. Crie uma squeeze page (uma página de captura) que ofereça uma recompensa digital (ou seja, um conteúdo de valor para seu público).

Exemplo: Cadastre seu e-mail aqui para receber uma video aula sobre como manter o foco na dieta.

3. Publique um post no seu instagram com finalidade cta (chamada para ação)

Exemplo: uma pessoa em boa forma com a mensagem “Quer perder peso como a Maria?”. E, na legenda, um link fácil de ser copiado (por isso, convertido em bit.ly)

4. O post no Instagram redirecionará na verdade o usuário para sua página de captura, com alta possibilidade de conquistar o email daquele seguidor para sua lista de relacionamento. E a lista é, como dissemos, um dos maiores ativos da sua marca.

QUAIS CONTEÚDOS PODEM VIRALIZAR?

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“Consiga mais curtidas”


: : Qual o tipo de conteúdo?

Por se tratar de imagem, é interessante ter banners criativos, fotos inspiradoras, textos curtos e cores estratégicas.

Tudo pensado de forma coesa com o horário da publicação e o público-alvo.

: : Como obter ideias do que publicar no insta?

Pesquise. Faça uma curadoria de conteúdo. O que isso significa?

1- Siga os maiores formadores de opinião do seu nicho,

2- Assine suas respectivas news,

3- Esteja antenado com o que viraliza na web e adapte para o seu contexto.

: : Do que o seu público alvo gosta?

Investigue o seu público, do que ela gosta e o que ele curte nas redes sociais.

Além do público, você não pode ignorar seus concorrentes. Já ouviu falar em benchmarking? Significa estudar sua concorrência a fim de obter insights. Observe como seus concorrentes estão se destacando e pense em como superá-los.

: : Compile e publique

Observe quais conclusões podem ser tiradas a partir da curadoria de conteúdo que foi feita e cruze com as suas pesquisas sobre o seu público-alvo.

Entregue o que é interessante para o seu público, curiosidades, ideias, soluções reais que conquistarão seu público e o farão terem vontade de seguir a sua marca.

: : Monitore

Depois de publicado, monitore o engajamento e as estatísticas de crescimento da sua rede.

Você precisa ler muito e, se não tiver tempo para estar a frente destas ações, lembre-se que há grandes profissionais especializados em copywriting (redação publicitária) e marketing de conteúdo.

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POR QUE OS SEUS AMIGOS NO FACEBOOK O SEGUIRIAM NO INSTAGRAM?

Falando em alimentação do Instagram, não há como deixar de falar em Transmídia.

Transmídia é quando uma mídia social conduz o internauta para outra rede.

Quando se tem muitas redes sociais, assistimos a usuários publicando a mesma informação em todas as redes, ao mesmo tempo. Isso agiliza no sentido de manter todas as redes atualizadas, mas coloca uma questão em xeque:

Por que seguirei todas as redes sociais de uma marca se verei as mesmas informações? Teria o mesmo resultado que seguir apenas 1 rede social em vez de estar em todas as redes daquela marca, não é mesmo?

Por isso, uma vez estando presente em várias redes sociais, utilize-as para promover uma interconexão.

Promova um conteúdo com abordagens diversas, levando o visitante para outros canais, diversificando o conteúdo, e alternando os horários.

Cada rede tem uma linguagem mais apropriada. O seu público possui diversas contas e a chave é chegar a ele em momentos diferentes.

Você até pode publicar o mesmo conteúdo em redes diferentes, mas alterne os horários. Assim, quem não viu aquela chamada na 2a pela manhã, pode vê-la na 3a à tarde, por exemplo.

Conforme você acompanhar os horários de maior engajamento, será possível planejar transmídia da forma mais eficiente.

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COMO LUCRAR ATRAVÉS DO INSTAGRAM?

Além de ser a ponte de relacionamento, o Instagram oferece algumas maneiras de rentabilizar, direta ou indiretamente.

Diretamente, podemos mencionar a possibilidade de:

  • Publiposts (ou seja, posts pagos divulgando 3os, ),
  • Divulgação de infoprodutos (seja como produtor ou afiliado),
  • Venda de produtos/serviços em si.

Indiretamente, há a opção de:

  • Parcerias
    Por exemplo, divulgar parceiros e negociar com aqueles que possuem grande número de seguidores para que o divulguem também.
  • Geomarketing.
    Isso porque o Instagram fornece dados estratégicos sobre os seus seguidores através de apps e ferramentas que podem ajudá-lo a delinear de onde é o seu nicho de maior impacto, ou seja, aqueles que são mais receptivos em relação à sua marca. Se você, por exemplo, possui mais seguidores em SP do que no RJ, já terá um dado determinante quando pensar aonde agendar uma palestra.
  • Seguidores
    Seguidores não são necessariamente clientes, mas são contatos, que poderão indicar também a outros contatos. Por isso, o Cliente é tido como Mídia. A força está nessa divulgação. Quantos pedidos na sua loja virtual podem ser originados se você divulgar por exemplo no seu Instagram de 10mil seguidores que sua loja está queimando o estoque com 50% de desconto em todos os produtos?

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O Instagram, acima de tudo, conferirá maior credibilidade à sua marca, gerando muito mais contatos e, assim, potencializando a performance do seu negócio.

Quer saber mais sobre Instagram e outras mídias sociais que estão revolucionando a forma de fazer negócios? Assine nossa lista e fique por dentro de todas as dicas e matérias que preparamos cuidadosamente para você!

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Diogo Albrecht

Diogo Albrecht

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